Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

terça-feira, 15 de maio de 2018

     PROJETO  MUITAS  (  a caminho  ).... Mulheres em movimento, 
Tecendo sua Autonomia Social, Política e Econômica.  



  Continuando  e  iluminando a sua história como promotora de vida, grupos de mulheres do interior de Minas Gerais- região de São João Del Rey, Desterro do Melo e Barbacena, tiveram o primeiro seminário de formação, Seminário de Abertura do seu Projeto de Economia Solidária.
    São mulheres trabalhadoras, lutadoras, produtoras rurais que com suas lutas e buscas diárias vão tecendo a dignidade e a alegria de suas vidas, conquistando o seu espaço na economia local e da  região,  construindo uma rede de solidariedade que vai fazendo história com a participação dinâmica dos coletivos femininos.
   São mulheres que vêm participando de movimentos sociais e que vão atuando e se desenvolvendo ,não individualmente, mas coletivamente, num processo de mútua colaboração; formação na linha de gênero e de reinvindicação de direitos, lhes tem sido oportunizada por organizações como o Movimento Graal, Moradia e Cidadania e Universidades, para uma inserção mais global na perspectiva da produção e comercialização no âmbito da economia solidária.
   O evento aconteceu no dia 23 de abril em Barbacena, no Instituto Federal, onde estiveram presentes 58 mulheres. Foi um tempo intenso e fecundo, com apresentação, reflexão e debate sobre temas de muito interesse para o  desenvolvimento  na sua área de produção e formação profissional. -    “Empoderamento da mulher em contexto capitalista  e   “Código de barras” foram os temas centrais. Assessorias: Prof. Carlúcia Maria Silva, Francisca Maria da Silva e Robison Gomes. Coordenadoras: Conceição Maria do Carmo, Maria Beatriz de Oliveira e Flávia Carvalho dos Santos. 
A FASFI e as demais instituições acima mencionadas se uniram na proposta de um projeto de formação e fomento junto a mulheres do campo, dando visibilidade e potencializando comercialmente sua produção em pequena escala, que garanta a sobrevivência familiar. Possibilitar projetos locais de economia solidária através  da oferta de aporte material, formação humana, técnica e gerencial, numa dinâmica coletiva e colaborativa relacionada à produção artesanal no ramo da alimentação.

          Este Projeto avançará pelo ano 2018, com suas atividades de formação e prática nas oficinas.
 
ANO DO LAICATO, ANO DA MULHER E DO HOMEM, juntos na busca de um mundo mais humano.
                                                                                      Mais justo e solidário. Feliz para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário